segunda-feira, 21 de abril de 2014

NASA diante de um mistério. Robô Curiosity capta estranha luz em Marte



De onde vem este brilho no meio da escura paisagem marciana? A foto, obtida pelo rover Curiosity, da NASA, no dia 3 de abril, não possui efeitos especiais ou alterações digitais. Na realidade, a imagem da luz enigmática, detectada nas dunas de Marte, rapidamente se espalhou pela internet. Nas publicações especializadas em ufologia e mistérios espaciais, multiplicam-se as teorias sobre a origem do fenômeno.
No relato de Scott Waring, do site Diário de Avistamento Óvni, “uma fonte de luz artificial foi vista esta semana nesta foto da NASA, brilhando do solo... isto poderia indicar a existência de vida inteligente sob a superfície e a utilização de luz, como a nossa.”.
Entretanto, teorias mais cautelosas, como a de Justin Maki, do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, dizem que “é bastante possível que a luz seja efeito do brilho da superfície de uma pedra refletindo o Sol... quando as imagens foram feitas, o Sol se encontrava na mesma direção do ponto brilhante e relativamente baixo no céu”.
Waring retrucou com uma imagem capturada pelo mesmo Curiosity um dia antes, 2 de abril, e salientou “não se trata de um brilho do Sol, ou erro do procedimento fotográfico: percebe-se com nitidez a parte inferior da luz, que tem uma superfície bastante plana, demonstrando que começa nesta superfície”.
Justin Maki também utilizou as imagens do arquivo para manter sua teoria, apontando para uma foto tomada pelo visor direito do rover, segundos depois da foto, onde se vê a luz (feita com o visor esquerdo) e não se vê nada de extraordinário.
As imagens estão à disposição dos interessados em tirar suas próprias conclusões. Mas, cada vez que a suspeita de vida em outro planeta for levantada, o debate será inevitável.
- See more at: http://noticias.seuhistory.com/nasa-diante-de-um-misterio-robo-curiosity-capta-estranha-luz-em-marte#sthash.oKoTJD1p.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial